![]() |
Ser Professor hoje... não é diferente de ser professor ontem. Pois independente do tempo ou situação, todos nós temos o mesmo papel: o de fazer com que o aluno queira aprender. É isso mesmo! Ninguém aprende se não se sente motivado, se não lhe é ensinado aquilo que lhe é interessante. Ou seja, antes de ensinarmos, é preciso que façamos o nosso aluno querer aprender.
E assim, vivemos a missão árdua de além de assumirmos a missão de ensinar, estarmos constantemente vulneráveis a julgamentos que hora sim hora não são feitos de forma injustas em certos casos. O que de maneira alguma tira a nossa autonomia de entender o nosso papel em sua essência.
Ser professor hoje... é assumir o compromisso de ser protagonista das mudanças e das conquistas almejadas por uma sociedade injusta, desigual, omissa e acima de tudo que não entende que para que haja mudança é preciso começar a mudar a nossa maneira de pensar e de ver o mundo.
Ser professor hoje... é ver o aluno como um sujeito cultural, que sonha e que mais que isso precisa pensar pra fazer do amanhã um dia melhor que o hoje.
Ser professor hoje... é acima de tudo querer ser professor! Não dá pra acreditar, e nem daria mesmo, para confiar naquele que não vê o ato ensinar como processo fundamental do ensino-aprendizagem e do ensino-humanidade. Que não vê o ofício como parte de sua essência, de sua vontade e acima de tudo do seu "eu profundo"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário